Polícia Penal reforça a segurança dos presídios goianos no fim do ano
Operação integrada
20/11/2025 - 08:59
A Polícia Penal de Goiás lançou a Operação Comando Integrado de Segurança Penitenciária (OCISPE/2025), que atuará entre 20 de novembro e 5 de janeiro, visando reforçar a segurança, o monitoramento e a estabilidade nas unidades prisionais do estado.
A estratégia prevê remoções de presos para equilibrar a lotação, intensificação de revistas estrutruradas e revistas gerais, além de ações preventivas coordenadas entre diferentes áreas do sistema prisional, também haverá capacitação de servidores por meio da Escola Superior de Polícia Penal (ESPP), com cursos sobre inteligência prisional e comunicação eficiente em registro de ocorrências.
A ação se soma a outras medidas já adotadas pela Polícia Penal, como a instalação de scanners corporais em todas as 85 unidades prisionais, para impedir a entrada de drogas, armas e celulares de forma mais digna e eficiente.
Essa operação reflete uma mudança de modelo: da segurança reativa para uma gestão penitenciária estratégica, integrada e sustentável, segundo Josimar Pires, diretor-geral da Polícia Penal de Goiás.