Goiás tenta derrubar “tarifaço” sobre açúcar orgânico e minério
Governo estadual negocia com EUA
25/11/2025 - 09:36
O estado de Goiás está se mobilizando para reverter a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que atinge especialmente o açúcar orgânico e parte do setor mineral. O governador Ronaldo Caiado vem coordenando reuniões com entidades industriais e diplomáticas para buscar a exclusão desses itens da taxação americana. Em paralelo, o governo de Goiás lançou três fundos de apoio financeiro:
-
Fundo Creditório, com R$ 628 milhões para garantir crédito a exportadores goianos.
-
Fundo de Equalização para o Empreendedor (Fundeq), para subsidiar encargos em operações de crédito.
-
Uso do Fundo de Estabilização Econômica para dar suporte emergencial às empresas afetadas.
Além disso, Goiás articula diretamente com os EUA: Caiado teve uma videoconferência com o encarregado de negócios da embaixada americana, Gabriel Escobar, para tratar da revisão das tarifas sobre açúcar e minério.
Segundo estudos do Instituto Mauro Borges (IMB) e da Federação das Indústrias de Goiás (FIEG), mesmo com isenções anunciadas por Washington para alguns minérios, os impactos econômicos para Goiás podem chegar a R$ 1,4 bilhão de prejuízo, considerando efeitos diretos e indiretos no PIB estadual.
O governo goiano também destaca a importância do setor sucroenergético (com foco no açúcar orgânico) e da mineração na pauta das exportações, e defende que a revogação ou flexibilização das tarifas é fundamental para preservar empregos e a competitividade das empresas locais.