Flexibilização nas regras de funcionamento das distribuidoras de Goiânia vai a votação
Projeto permite venda no balcão entre meia-noite e 5h

26/11/2025 - 10:05

Flexibilização nas regras de funcionamento das distribuidoras de Goiânia vai a votação

O plenário da Câmara Municipal de Goiânia analisa, nesta quarta-feira (26/11/2025), o PL 453/2025, que propõe flexibilizar o horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas na capital. Se aprovado, o projeto permitirá que esses estabelecimentos façam atendimento presencial “take away” (retirada no balcão) entre 0h e 5h — mantendo proibido o consumo local e a permanência de clientes.

A nova proposta revisa a Lei 11.459/2025, que, desde julho de 2025, limita o atendimento presencial das distribuidoras das 5h às 23h59. Fora desse horário, só era permitido o serviço de delivery. 

Representantes do setor — como a Associação de Distribuidoras e Empórios de Bebidas do Estado de Goiás (Adebego) — têm argumentado que a restrição gerou demissões, fechamento de pontos comerciais e queda acentuada no faturamento. Segundo a entidade, o modelo de "compre e leve" facilitaria o atendimento e reduziria prejuízos para pequenos empresários.

Por outro lado, autoridades de segurança pública defendem a norma atual como um instrumento de combate à violência e à perturbação do sossego urbano — citando dados que apontam redução de crimes e confusões nas imediações de distribuidoras desde a vigência da lei.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM