Terceiro desmoronamento do aterro Ouro Verde contamina córrego
Deslizamento atinge novamente área de lixão e polui curso d’água

26/11/2025 - 10:14

Terceiro desmoronamento do aterro Ouro Verde contamina córrego

Um novo desmoronamento, o terceiro este mês, foi registrado na madrugada de 25 de novembro de 2025 no aterro Ouro Verde, em Padre Bernardo (GO), no Entorno do Distrito Federal. Desta vez, a massa de resíduos deslizou sobre a pilha antiga do aterro e voltou a lançar lixo no Córrego Santa Bárbara, conforme confirmou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO).

Segundo a Semad-GO, a chuva intensa, com cerca de 140 mm nas últimas horas, é apontada como fator determinante para a instabilidade no maciço de resíduos. A pasta informou que enviará uma equipe técnica ao local para avaliar os danos, e que há possibilidade de lavratura de um novo auto de infração contra a empresa responsável.

Até o momento desta nova ruptura, ainda não há estimativa pública da quantidade de lixo que deslizou. A pilha atingida faz parte do mesmo volume que cedeu inicialmente em junho — quando cerca de 42 mil m³ foram parar no leito do córrego — e que gerou a atual crise ambiental na região.

A Semad-GO informou que vai enviar equipe técnica ao local para investigar os impactos do novo deslizamento e avaliar a necessidade de novas penalidades à empresa responsável. Há expectativa de lavratura de novo auto de infração, caso seja constatado o descumprimento de obrigações de estabilização do maciço.

Este novo episódio reacende o debate sobre a necessidade de adoção definitiva de políticas públicas para erradicação de lixões irregulares e implementação de aterros sanitários controlados no Estado — questão há muito apontada por especialistas e defensores do meio ambiente.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM