Tentativa de manipular jurados em julgamento termina com três presos em Goiás
Grupo teria cooptado lista de jurados e ameaçado membros do júri
26/11/2025 - 10:26
A Polícia Civil de Goiás cumpriu três mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em uma operação batizada de Operação Terceiro Mandamento, após suspeitas de que um grupo tentava manipular o julgamento de um réu de homicídio qualificado em Bom Jesus de Goiás.
Segundo a investigação, o réu — que responde por um crime cometido com 11 disparos de arma de fogo — obteve ilegalmente a lista sigilosa de jurados sorteados. Com isso, organizou um esquema de ameaças e coação para pressionar jurados a votarem por sua absolvição. A intimidação foi considerada tão grave que o Conselho de Sentença foi dissolvido e a sessão do júri cancelada.
Os três detidos responderão pelos crimes de “associação criminosa” e “coação no curso do processo”, conforme prevê a lei.
Durante as buscas, a polícia apreendeu celulares que passarão por perícia para tentar identificar a origem da lista vazada e se há outros envolvidos.
A operação e as prisões são vistas como um alerta para a integridade dos julgamentos com júri popular em Goiás, reforçando que a Justiça exige transparência e segurança para preservar a credibilidade do processo.