Goiás ganha sistema pioneiro para unificar dados de acidentes de trânsito
Iniciativa visa melhorar estatísticas e ajudar a prevenir acidentes
27/11/2025 - 10:29
As autoridades de trânsito de Goiás e a UFG anunciaram a implantação do SIGO, o Sistema Integrado de Ocorrências de Trânsito de Goiás. Trata-se de um esforço inédito no estado para reunir num único banco de dados todos os registros de acidentes, unificando informações que hoje estão dispersas entre diferentes órgãos — como polícia, saúde, perícia e atendimento pré-hospitalar.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, ressaltou que essa fragmentação atual gera dados imprecisos e até distorções na mídia — como reportagens que indicaram erroneamente Goiás como líder em atropelamentos, fruto da falta de uma base confiável. Ele acredita que o SIGO será um “banco de dados confiável, acessível a todos e capaz de orientar políticas públicas eficazes na prevenção de sinistros”.
Para desenvolver o sistema, o projeto unirá diversos atores: polícia militar e civil, rodoviária, perícia, serviços de saúde e atendimento pré-hospitalar, bombeiros, órgãos municipais de trânsito, entre outros. A coordenação técnica está a cargo da professora Poliana Leite, da UFG, que destaca que — sem dados concretos — “agimos às cegas” na prevenção de acidentes.
A expectativa é de que o SIGO — com prazo de implantação de 18 meses — permita rastrear desde o momento do acidente até o desfecho, identificar pontos críticos e causas recorrentes, além de eliminar duplicidades em estatísticas. Isso deve facilitar diagnósticos precisos e embasar decisões de engenharia de trânsito, fiscalização e políticas públicas.