Megaoperação mira empresa de combustíveis por fraude bilionária
Grupo Refit é alvo da ação

27/11/2025 - 10:36

Megaoperação mira empresa de combustíveis por fraude bilionária

O Ministério Público de São Paulo deflagrou nesta quinta-feira (27) uma megaoperação interestadual contra o Grupo Refit, investigado por fraude fiscal que causou prejuízo bilionário aos cofres públicos. A ação, chamada Operação Poço de Lobato, tem mandados de busca e apreensão cumpridos em diversos estados. 

Segundo as investigações, o grupo é suspeito de integrar uma organização criminosa que sonegou impostos — especialmente ICMS — de forma estruturada e sistemática durante anos. Estima‑se que o prejuízo ao estado de São Paulo ultrapasse R$ 9 bilhões no período de 2007 a 2024.

A ação envolveu dezenas de pessoas ligadas à empresa — como sócios, diretores e administradores — e abrange cerca de 190 empresas associadas. A investigação também está sendo conduzida em conjunto com a Receita Federal e a Procuradoria‑Geral da Fazenda Nacional, para apurar crimes tributários, lavagem de dinheiro e possível desvio de recursos.

Autoridades envolvidas classificam o caso como um dos maiores esquemas de fraude e sonegação fiscal já investigados no país — e afirmam que a operação busca não apenas penalizar os responsáveis, mas também recuperar valores milionários aos cofres públicos. 

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM