PF deflagra operação contra supostas fraudes nas ambulâncias do SAMU Goiânia
Operação Check-up 192

28/11/2025 - 10:00

PF deflagra operação contra supostas fraudes nas ambulâncias do SAMU Goiânia

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria‑Geral da União (CGU), deflagrou nesta sexta-feira (28/11/2025) a Operação Check-up 192, com o objetivo de investigar possíveis desvios de recursos públicos e irregularidades na manutenção da frota de ambulâncias do SAMU Goiânia.

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão — sete em Goiânia e dois em Aparecida de Goiânia — em endereços ligados a servidores públicos municipais, empresas contratadas e pessoas físicas suspeitas de participação no suposto esquema.

Há indícios de que, entre 2022 e 2024, parte da frota de ambulâncias permanecia inativa por longos períodos, mesmo assim continuava gerando custos de manutenção — como se estivesse operacional. A PF e a CGU identificaram possíveis “serviços simulados”, reparos feitos em oficinas clandestinas, emissão de notas fiscais falsas (notas frias) e superfaturamento. Os investigados podem responder por crimes como peculato, inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa. 

A prefeitura de Goiânia divulgou nota afirmando que a investigação se refere à gestão anterior (2022–2024) e que a administração atual está à disposição da PF e da CGU para colaborar com as apurações. Até o momento, não foram divulgados nomes dos alvos ou eventuais prisões. A investigação segue em curso.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM