Novas regras tornam possível reembolso a vítimas de golpes com Pix
O aprimoramento ocorre por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que agora rastreia o “caminho do dinheiro”.

01/12/2025 - 10:21

Novas regras tornam possível reembolso a vítimas de golpes com Pix

As novas regras para o Pix entraram em vigor recentemente e passam a permitir que vítimas de golpes que usam o sistema — fraudes, coerção ou transferências indevidas — possam ter o valor devolvido mesmo que o dinheiro já tenha sido movimentado para outras contas.

O aprimoramento ocorre por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que agora rastreia o “caminho do dinheiro”. Isso significa que, mesmo se os golpistas sacarem ou transferirem o valor, bancos e instituições financeiras poderão identificar o trajeto das transações e bloquear ou devolver os valores desviados.

Outra mudança importante: os usuários podem contestar transações suspeitas diretamente pelo aplicativo do banco — sem precisar ligar para central de atendimento. Com isso, o prazo de reembolso, caso a fraude seja confirmada, passa a ser de até 11 dias após a contestação.

Para maiores esclarecimentos, a orientação é: ao perceber um possível golpe, acionar a contestação o mais rápido possível, informar os dados solicitados pelo banco e ficar atento à confirmação de bloqueio ou devolução.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM