Tensão entre Executivo e Senado ameaça sabatina de Jorge Messias
Apesar da tensão, o senador reafirmou que pretende manter o calendário

01/12/2025 - 10:38

Tensão entre Executivo e Senado ameaça sabatina de Jorge Messias

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), fez duras críticas públicas ao governo por causa da nomeação do advogado-geral da União Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), expressando desconfiança sobre possíveis interferências no rito de sabatina. 

Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha anunciado a escolha no dia 20 de novembro, o governo ainda não enviou ao Parlamento a mensagem formal que formaliza a indicação — um passo obrigatório para a tramitação. A demora gerou suspeita de que o adiamento seria uma estratégia para evitar uma derrota. 

Na nota divulgada em 30 de novembro, Alcolumbre criticou a suposta tentativa de resolver divergências por meio de “ajuste de interesse fisiológico, com cargos e emendas”, e defendeu que a decisão sobre a indicação seja tomada de forma “livre, soberana e consciente” pelo Senado.

Apesar da tensão, o senador reafirmou que pretende manter o calendário: a leitura da mensagem oficial poderia sair via publicação no Diário Oficial, com início do processo em comissão já a partir de 3 de dezembro, e a sabatina marcada para 10 de dezembro.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM