Fechamento de CMEIs em Goiânia mobiliza mães e acende alerta no TCM-GO
Denúncias de desativação de creches provocam investigação e temor por vagas na educação infantil

02/12/2025 - 10:28

Fechamento de CMEIs em Goiânia mobiliza mães e acende alerta no TCM-GO

Nesta segunda-feira (2 de dezembro de 2025), famílias de Goiânia levaram a preocupação sobre o possível fechamento de pelo menos quatro CMEIs municipais — como Santos Dumont, São José, Santa Branca e Vila Santa Rita — ao Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), após denúncia de que as mudanças fazem parte de uma “reorganização anual” da rede de Educação Infantil.

A pasta responsável, a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), afirma que não se trata de fechamento, mas de readequação da rede — com realocação de turmas, unificação de prédios e suposta otimização dos espaços e servidores.

Por outro lado, mães e funcionárias relatam que há “falta de informação oficial”, ausência de aviso prévio e o risco concreto de perda de vagas. A preocupação cresce também com o impacto sobre a qualidade do atendimento e a sobrecarga em outras unidades, já pressentida nos últimos meses.

Diante das reclamações, o TCM-GO e o Ministério Público de Goiás (MP-GO) foram acionados para exigir da SME todos os documentos que justificariam os fechamentos ou reorganizações — incluindo estudos técnicos, laudos de infraestrutura e plano de realocação de crianças e servidores. A intenção é garantir transparência e evitar que a reestruturação comprometa o acesso de crianças à educação infantil.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM