“Direita Livre” avança em Goiânia com semáforo inteligente — e gera alertas de especialistas
Em Goiânia já são mais de 72 cruzamentos habilitados e a previsão da prefeitura é ultrapassar os 150 pontos em breve.
03/12/2025 - 10:16
O sistema de conversão à direita com semáforo fechado — conhecido como Direita Livre — está sendo expandido em Goiânia: já são mais de 72 cruzamentos habilitados e a previsão da prefeitura é ultrapassar os 150 pontos em breve. A medida, prevista no Lei nº 14.071/20 que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permite que veículos virem à direita sem esperar o semáforo abrir — desde que haja sinalização adequada.
Segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito de Goiânia (SET), a mudança tem levado a ganhos na fluidez do trânsito: a conversão libera o fluxo para quem vai virar à direita, reduz tempo de espera e diminui o consumo de combustível e emissão de poluentes.
Mas nem todos enxergam o avanço como positivo. Especialistas apontam falhas na sinalização e riscos à segurança de pedestres e ciclistas — segundo o professor e engenheiro de trânsito Marcos Rothen, a sinalização costuma estar muito próxima à esquina, o que faz com que muitos motoristas só percebam a autorização para virar à direita quando já estão no cruzamento. Isso pode causar confusão, bloqueios e colocar pedestres em perigo, especialmente em locais com grande movimento de pessoas.
Além disso, Rothen critica o fato. Ele defende que, além de sinalização mais clara (como placas instaladas no início da quadra), a cidade invista em campanhas educativas para orientar motoristas e pedestres sobre os riscos.
Por sua vez, a SET afirma que está reforçando a sinalização nos pontos existentes e testando novos recursos — entre eles um “semáforo inteligente” em cruzamentos críticos, com letreiro luminoso para deixar mais evidente quando a conversão à direita está liberada.