Anvisa proíbe novos suplementos alimentares irregulares
Consumidores são alertados a evitar produtos sem aprovação.

03/12/2025 - 10:40

Anvisa proíbe novos suplementos alimentares irregulares

A Anvisa publicou, uma nova determinação proibindo a fabricação, importação, comercialização, distribuição, propaganda e consumo dos suplementos Prosatril, Erenobis e Óliver Turbo — todos considerados irregulares por não apresentar registro sanitário nem notificação obrigatória.

O bloqueio a esses produtos ocorre porque eles eram vendidos sem controle adequado, em desacordo com as normas da Anvisa. No caso do Erenobis, o uso da planta ora‑pro‑nóbis agrava a irregularidade: a agência já havia vetado seu uso em suplementos alimentares por falta de comprovação científica de segurança e eficácia.

Com a medida, lotes dos produtos devem ser recolhidos imediatamente — o consumo ou divulgação dos mesmos está proibido em todo o país. A Anvisa recomenda que os consumidores evitem qualquer suplemento sem registro, propagandas exageradas ou promessas terapêuticas, pois sem aprovação sanitária não há garantia de procedência ou segurança.

A decisão reforça o alerta contra a comercialização de suplementos alimentares de forma clandestina ou irregular, especialmente aqueles com alegações de benefícios à saúde sem respaldo científico. A agência mantém disponível em seu site uma lista de suplementos irregulares, para consulta pública.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM