Celular Seguro passa a bloquear aparelhos mesmo sem aplicativo
Sistema do governo amplia proteção e dificulta uso de celulares roubados ou furtados

16/12/2025 - 10:48

Celular Seguro passa a bloquear aparelhos mesmo sem aplicativo

O programa Celular Seguro, do governo federal, foi ampliado e agora permite o bloqueio de aparelhos mesmo quando o aplicativo não está instalado no celular. A mudança tem como objetivo aumentar a eficácia do combate a roubos e furtos, impedindo que os dispositivos continuem sendo utilizados ou revendidos de forma irregular.

Com a atualização, o bloqueio passa a ocorrer a partir do registro do CPF do proprietário, associado ao número do aparelho e ao chip. Dessa forma, mesmo que o criminoso remova aplicativos ou troque o chip, o celular pode ser inutilizado, dificultando a revenda e reduzindo o interesse nesse tipo de crime.

Segundo o governo, a ampliação do sistema fortalece a integração entre operadoras de telefonia, bancos e órgãos de segurança pública. Além de bloquear o aparelho, o Celular Seguro também permite o bloqueio de contas bancárias e aplicativos financeiros, evitando prejuízos maiores às vítimas.

A orientação é que os usuários façam o cadastro prévio no sistema, informando dados pessoais e do aparelho. Em caso de roubo ou furto, o bloqueio pode ser solicitado de forma rápida, inclusive por meio de outro dispositivo, aumentando a proteção e a chance de recuperação.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM