Mais 124 brasileiros repatriados dos EUA chegam ao Brasil
Governo federal realiza nova operação do programa “Aqui é Brasil” e traz ao país grupo de brasileiros em situação de vulnerabilidade deportados dos Estados Unidos.
02/01/2026 - 09:03
Na noite do dia 31 de dezembro de 2025, um voo com 124 brasileiros repatriados dos Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), em mais uma ação do programa humanitário “Aqui é Brasil”, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A iniciativa busca acolher cidadãos brasileiros em situação vulnerável que retornam ao país após deportação.
Desde o início de 2026, o programa já realizou 37 operações de repatriação, totalizando mais de 3 mil brasileiros trazidos de volta — quase o dobro das aproximadamente 1,6 mil repatriações registradas ao longo de 2024, em um contexto de intensificação das deportações a partir de políticas migratórias mais rígidas nos Estados Unidos.
Após o desembarque em Confins, parte do grupo recebeu acolhimento humanitário em estrutura especial, com alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial e atendimento médico e psicológico, além de orientações para o deslocamento até suas cidades de origem. Aqueles com familiares ou que optaram por seguir viagem imediatamente também receberam apoio no próprio aeroporto.
Do total repatriado recentemente, a maioria era de homens adultos, sem registro de crianças ou adolescentes no grupo. As faixas etárias mais representativas foram de 40 a 49 anos e de 18 a 29 anos. O programa “Aqui é Brasil” envolve outros órgãos federais, incluindo os ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, da Assistência Social e da Justiça, em parceria para oferecer suporte integral aos retornados.