Período de seca deve começar mais cedo em Goiás, alerta Cimehgo
Previsão indica redução da estação chuvosa e possibilidade de estiagem mais prolongada ao longo do ano

13/01/2026 - 11:23

Período de seca deve começar mais cedo em Goiás, alerta Cimehgo

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informou que o período de seca em Goiás em 2026 pode iniciar mais cedo do que o habitual, com a estação chuvosa prevista para ser mais curta e o tempo seco se estendendo por um período maior no segundo semestre. Essa mudança nos padrões climáticos foi identificada a partir de modelos climáticos recentes avaliados pelo órgão estadual.

Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, as projeções apontam para uma redução no total de dias com chuva significativa, o que favorece uma transição antecipada para a estiagem, comparativamente ao comportamento climático histórico. Para a semana atual, o centro ainda prevê temperaturas elevadas em todo o estado acompanhadas de alta umidade relativa do ar, favorecendo sensação de abafamento e pancadas isoladas de chuva típicas de calor intenso — ainda que pontuais.

O Cimehgo ressaltou a importância de a população acompanhar boletins e alertas meteorológicos oficiais, especialmente emitidos pela Defesa Civil de Goiás, diante de rápidas mudanças nas condições do tempo. Além disso, as orientações incluem atenção redobrada durante episódios de chuva forte, com risco de rajadas de vento, descargas elétricas e transtornos em áreas urbanas vulneráveis.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM