Governo de Goiás abre inscrições para 5 mil bolsas universitárias pelo ProBem
Programa Universitário do Bem aceita inscrições até 23 de janeiro no site da OVG, com 1.250 bolsas integrais e 3.750 parciais voltadas a estudantes em vulnerabilidade social.

14/01/2026 - 11:23

Governo de Goiás abre inscrições para 5 mil bolsas universitárias pelo ProBem

 O Governo de Goiás iniciou o processo seletivo para a concessão de 5 mil bolsas de estudo por meio do Programa Universitário do Bem (ProBem), destinadas ao primeiro semestre de 2026. As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de janeiro, exclusivamente pelo **site da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Do total de vagas, 1.250 são bolsas integrais e 3.750 parciais, voltadas a estudantes em situação de vulnerabilidade social residentes em Goiás. Entre elas, 500 bolsas são exclusivas para cursos em áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Prioritários Tech), segmentos com maior demanda no mercado de trabalho, segundo levantamento do Instituto Mauro Borges (IMB).

Para concorrer, o candidato precisa estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), residir no estado de Goiás, estar matriculado em curso de graduação presencial, não ter diploma superior e estar na primeira graduação. A seleção considera o grau de vulnerabilidade social das famílias por meio do Índice Multidimensional de Carência Ampliado (IMCF-A).

As bolsas já concedidas em anos anteriores beneficiaram mais de 53 mil estudantes em 239 municípios. Os valores variam conforme o tipo de curso: as bolsas integrais podem cobrir até 100% da mensalidade (com teto de R$ 1.500 em cursos gerais e até R$ 5.800 em Medicina/Odontologia), enquanto as parciais cobrem 50% da mensalidade.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM