Goiânia renova processos para aplicação de anticorpos contra o Vírus Sincicial Respiratório
SMS de Goiânia reforça continuidade do tratamento com Palivizumabe para crianças de risco durante sazonalidade de doenças respiratórias

16/01/2026 - 11:04

Goiânia renova processos para aplicação de anticorpos contra o Vírus Sincicial Respiratório

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) iniciou nesta semana a renovação dos processos para aplicação do medicamento Palivizumabe, um anticorpo monoclonal utilizado para proteger crianças vulneráveis contra infecções graves causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal agente associado à bronquiolite e outras complicações respiratórias em lactentes. O atendimento é destinado aos pais ou responsáveis das crianças que já iniciaram o tratamento com o medicamento em 2025, que devem comparecer à Gerência de Assistência Farmacêutica da SMS, no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para garantir a renovação e a continuidade das doses.

O Palivizumabe é um medicamento de alto custo, aplicado por injeção intramuscular em seis doses mensais, que atua estimulando a produção de anticorpos específicos contra o VSR, oferecendo proteção durante períodos de maior circulação de vírus respiratórios. No Sistema Único de Saúde (SUS), o fármaco é indicado principalmente para bebês prematuros, crianças com doenças pulmonares crônicas e portadores de cardiopatias congênitas, grupos mais susceptíveis a desenvolver formas graves da infecção. A SMS explicou que, devido à incorporação de novos medicamentos pelo Ministério da Saúde este ano, não haverá abertura de novos processos para iniciar o uso de Palivizumabe, sendo mantida apenas a continuidade do tratamento para quem já começou em 2025.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM