Contribuintes de Goiás têm prazo para pagar parcelas de débitos de ICMS, IPVA e ITCD
Ao todo, cerca de 19,6 mil contribuintes possuem parcelamentos ativos dos tributos estaduais
23/01/2026 - 09:41
Contribuintes de Goiás que negociaram dívidas relativas a ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) precisam ficar atentos ao prazo de vencimento da parcela referente ao mês de janeiro de 2026, que vence nesta segunda-feira, 26 de janeiro. Segundo dados da Superintendência de Recuperação de Crédito da Secretaria de Estado da Economia, cerca de 26,5 mil parcelas vencerão nessa data, somando aproximadamente R$ 73,1 milhões em débitos a serem quitados pelos contribuintes goianos.
Ao todo, cerca de 19,6 mil contribuintes possuem parcelamentos ativos dos tributos estaduais mencionados, que integram uma carteira ampla que já soma cerca de 627 mil parcelas, equivalentes a mais de R$ 3 bilhões em créditos tributários em aberto. Isso inclui negociações firmadas por meio de programas especiais promovidos pelo governo estadual para facilitar a regularização de dívidas com descontos e condições especiais, como redução de juros e multas.
A Secretaria da Economia alerta que o não pagamento da parcela no prazo pode acarretar o cancelamento automático do acordo de parcelamento, especialmente se o contribuinte deixar de pagar três parcelas, consecutivas ou alternadas, ou atrasar alguma por mais de 30 dias. Nesses casos, além do cancelamento do parcelamento, o contribuinte perde os benefícios concedidos, como redução de multas e juros prevista em programas como o “Negocie Já”, previsto em lei estadual. Para efetuar o pagamento, os contribuintes podem emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DARE) pelo portal da Secretaria da Economia ou pelo aplicativo EON – Economia Online.