Zelensky diz que documento de garantias de segurança dos EUA está 100% pronto
Acordo aguarda definição de data e local para assinatura e seguirá para ratificação legislativa
26/01/2026 - 10:54
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que um documento de garantias de segurança elaborado pelos Estados Unidos está “100% pronto”, e que Kiev aguarda apenas a confirmação por parte dos parceiros sobre a data e o local de assinatura do texto parasselvamento formal. A declaração foi feita em coletiva de imprensa durante uma visita à Vilnius (Lituânia) neste domingo (25).
Segundo Zelensky, o documento — resultado de negociações diplomáticas e concebido como um compromisso de segurança bilateral dos EUA em apoio à Ucrânia — precisará ser enviado ao Congresso americano e ao Parlamento ucraniano para ratificação após a assinatura formal. Ele destacou o papel central dessas garantias no contexto do conflito com a Rússia e a importância de avançar no processo.
As declarações ocorreram após uma reunião trilateral em Abu Dhabi entre negociadores da Ucrânia, dos Estados Unidos e da Rússia, na qual foram discutidos elementos de um plano de paz para encerrar a guerra que já se estende por quase quatro anos. Embora esse encontro não tenha resultado em um acordo final, autoridades dos três lados disseram estar abertas a novos diálogos.