Lula anuncia Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado após saída de Jaques Wagner
Senadora do PT de Pernambuco assume articulação da base governista no Senado com missão de conduzir pautas prioritárias do Planalto.

26/06/2026 - 09:25

Lula anuncia Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado após saída de Jaques Wagner

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a nomeação da senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado Federal, substituindo o senador Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a função após decisão em comum acordo com o Palácio do Planalto.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais e marca uma mudança na articulação política do governo dentro da Casa Legislativa. Segundo Lula, a nova líder terá a responsabilidade de conduzir o diálogo com os senadores e garantir a tramitação de projetos considerados prioritários para o Executivo. Entre eles estão propostas como o fim da escala de trabalho 6x1 e a PEC da Segurança Pública.

A troca na liderança ocorre após a saída de Jaques Wagner do cargo, em um contexto de reorganização da base governista no Senado. Wagner vinha exercendo a função de articulação política do governo na Casa e foi substituído dentro do processo de reestruturação da equipe responsável pela interlocução com o Legislativo.

Teresa Leitão, que está em seu primeiro mandato como senadora, foi escolhida por Lula para assumir a função estratégica de articulação política. A parlamentar, filiada ao PT e com trajetória ligada à educação e ao movimento sindical, passa a ser responsável por coordenar a relação entre o governo federal e o Senado em temas de interesse do Executivo.

Com a mudança, o governo busca reforçar a articulação no Congresso Nacional em um momento de discussão de pautas consideradas centrais pela gestão federal, ampliando a presença de lideranças do PT em funções-chave no Senado.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM